O melhor do esporte é aqui !

CURTA A FANPAGE NO FACEBOOK

quarta-feira, 15 de março de 2017

River e Altos ainda não garantidos nas semi: a matemática da última rodada Times se enfrentam nesta quarta, às 20h, no Lindolfo, em rodada que vai definir os 4 clubes do mata-mata. Fla tem posição mais confortável, Parnahyba quer entrar no G-4

Por Teresina
River-PI x Parnahyba (Foto: Renan Morais )River-PI ainda não tem vaga garantida nas semifinais. Precisa vencer o Altos. Qualquer outro resultado, passa a secar rivais (Foto: Renan Morais )
Quarta-feira de definições do primeiro turno do Campeonato Piauiense. Três jogam fecham a fase classificatória da Taça Estado Piauí. Todos eles no mesmo horário, às 20h. As quatro vagas para as semifinais do torneio estão abertas. Líder, o Flamengo-PI tem uma posição cômoda. Avança até mesmo em caso de derrota, desde que o 4 de Julho não supere o saldo de gols do Rubro-Negro. A dupla River-PI e Altos não têm presença certa no mata-mata. Quinto colocado, o Parnahyba só entra com uma vitória. No limite do G-4, o 4 de Julho tenta seu primeiro triunfo na Arena Ytacoatiara, em Piripiri. 
Ou seja, quarta-feira de acompanhar as transmissões em Tempo Real do GloboEsporte.com PI. Acompanhe o que seu time precisa fazer para terminar a noite no G-4 e festejar a classificação. 
Como está a tabela? 
Vale ficar de olho a posição do seu clube antes da bola rolar: 
1) Flamengo-PI: 10 pontos (3V, 4 gols de saldo e 7 gols marcados)
2) Altos: 10 pontos (3V, 2 gols de saldo e 6 marcados)
3) River-PI: 9 pontos (2V, 4 gols de saldo e 9 marcados)
4) 4 de Julho: 7 pontos (2V, 1 gol de saldo e 7 gols marcados)
5) Parnahyba: 7 pontos (2V, 1 gol de saldo e 6 gols marcados)
6) Picos: 7 pontos (2V, -3 gols de saldo e 8 gols marcados)
7) Piauí: 0 ponto
Quais são os jogos? Partidas acontecem todas no mesmo horário: 
River-PI x Altos - estádio Lindolfo Monteiro, Teresina
4 de Julho x Piauí - estádio Ytacoatiara, Piripiri
Parnahyba x Flamengo-PI - estádio Pedro Alelaf, Parnaíba 
Picos ainda tem chance?   
Matematicamente, sim. Para entrar no grupo de classificados precisa torcer para goleadas de times visitantes. O Flamengo-PI tem que fazer 4 a 0 no Parnahyba no litoral, e o Enxuga Rato - que não venceu nenhuma - também tem que aplicar 4 a 0 no Colorado, em Piripiri. Assim, o saldo de gols dos times ficaria o mesmo. E o time da Terra do Mel tem mais gols marcados, terceiro critério de desempate. Haja secador, amigos!! 
Ruy Scarpino, técnico do Altos (Foto: Wenner Tito)Ruy Scarpino, técnico do Altos (Foto: Wenner Tito)
Flamengo-PI já classificado?
Está quase, mas não. É o clube com a posição de boa. Um empate carimba a vaga. Só não entra se for goleado pelo Tubarão, por exemplo, um 4 a 0, e a rodada ter uma boa vitória do 4 de Julho sobre o Piauí, além de um empate entre River-PI e Altos ou uma vitória do Tricolor.
Altos tem risco de não entrar?Sim. Depois de passar boa parte do estadual na liderança, o Jacaré corre o risco de ficar fora da semifinal. É um cenário próximo: para isso acontecer, o Altos precisa perder para o River-PI por qualquer placar e o Parnahyba vencer o Flamengo-PI. Essa combinação é suficiente para eliminar o time. Para ir às semifinais, um simples empate basta. 
Picos x 4 de Julho - Campeonato Piauiense 2017 (Foto: Reprodução)Em casa, Colorado pode confirmar vaga no G-4 
(Foto: Reprodução)
E o River-PI?Avança com uma vitória. Empate obriga o Galo a torcer para seu arquirrival, o Flamengo-PI, que não poderia deixar o Parnahyba vencer na rodada, ou o Piauí, que precisaria parar o 4 de Julho. Derrota pode colocar o Tricolor fora, caso Parnahyba e 4 de Julho vençam seus jogos. 
4 de Julho só depende dele? Sim. E não. Vencendo o Piauí, o 4 de Julho pode não garantir vaga por causa do saldo de gols. O Parnahyba tem o mesmo saldo e se vencer o Fla-PI por um placar maior do que o do Colorado contra o Enxuga Rato pode ultrapassar o time de Luís Miguel. Hoje, o Colorado está na frente do Parnahyba devido ao número de gols marcados (7 a 6). 
Parnahyba entra com uma vitória simples? Sim. Se vencer o Flamengo-PI por 1 a 0, o time está dentro. Tiraria Altos ou River-PI, dependendo o do placar no Lindolfo Monteiro, ou  4 de Julho, caso não vença o Enxuga Rato. Se empatar dentro de casa, seca para o 4 de Julho perder. Em caso de revés, torce para o Colorado perder por um placar maior, ultrapassando nesse cenário pelo saldo de gols. 
Como são formadas as semifinais? O primeiro colocado enfrenta o quarto; o segundo pega o terceiro. Se terminar do jeito que está atualmente a tabela, os confrontos seriam: (Flamengo-PI x 4 de Julho e Altos x River-PI). Mas a última rodada pode mudar tudo. Lembrando que a classificação define o mando de campo e a vantagem do empate na prorrogação caso o jogo termine empatado nos 90 minutos. 
Postar um comentário